São Raimundo Nonato-PI a Petrolina-PE

© Coleção Equilíbrio em Duas Rodas (2021)
Livro: De Motoca na Estrada

SÃO RAIMUNDO NONAT-PI A PETROLINA-PE
Fábio Magnani
[publicado originalmente em julho de 2008]

O fato é que estávamos em São Raimundo Nonato-PI e queríamos ir para Petrolina-PE para o Motoencontro. Há duas alternativas. Margeando sobradinho, pela estrada horrível que a Renata pegou na vinda, ou por Picos-PI, fazendo uma volta de mais de 400 km, por uma estrada conhecida por assaltos.

Decidimos que eu iria sozinho com a moto descarregada por Sobradinho. A Renata iria de ônibus. Levei apenas as câmaras, ferramentas, água e barras de cereais.

Sái de São Raimundo Nonato-PI às 05:30. Peguei o sol nascendo na estrada, rumando ao sul, para a Bahia. A estrada estava muito esburacada, apenas com movimento de caminhões. Duas horas para fazer 100 km até Remanso-BA, já encostada no Lago de Sobradinho. Mas não dava para ver o lago da estrada.

Depois de Remanso-BA o asfalto vai sumindo progressivamente, até desaparecer completamente. São 70 km exatos de terra esburacada e cheia de seixos. A moto vai balançando o tempo todo. Felizmente quase não havia areia. A maior parte da estrada estava completamente deserta. Sem tráfego, sem pessoas, sem casas. Sem nada. Parece um caminho esquecido pela humanidade.

Fiquei bastante apreensivo por aqui, pois qualquer quebra significaria um problemão para voltar a qualquer lugar com um oficina. Não houve nada. É obrigatório abastecer em Remanso-BA, pois são 170 km até Casa Nova-BA.

Depois de Lajedo-BA a estrada fica ótima até Casa Nova-BA. Abasteci e perguntei se dava para ver o Lago de Sobradinho por ali. Me disseram que havia dois caminhos para Petrolina-PE. Um direto e o outro passando por Sobradinho-BA, que daria em Juazeiro-BA. Como eram 10:00 da manhã ainda, decidi passar na barragem. São 11 km de terra. Mas já não tinha mais medo de andar na terra. Não corria ainda, mas indo no meu ritmo tudo ia bem.

A vista do lago é linda! A água bem verdinha. Contrastando com a caatinga desta região, que nesta época está muito seca. Tirei algumas fotos, respirei o ar do lago, me congratulei por ter passado pela estrada de hoje e rumei para Petrolina-PE.

Em Casa Nova-BA, tinham me dito também que a estrada que eu acabara de pegar, com buracos e seixos, era muito perigosa por assaltos. Ainda bem que eu não sabia. Agora já tinha ido. Às vezes é bom ter um pouco de sorte.

Engraçado. Até um ano atrás, eu achava o acesso a Petrolina-PE um lugar super-perigoso. Isso porque Petrolina-PE é rodeada pela caatinga, um ambiente diferente na época para mim, e por causa das notícias dos crimes no Polígono da Maconha, que fica no caminho entre Recife-PE e Petrolina-PE. Mas agora, depois de passar por tantos lugares diferentes no último ano, chegar em Petrolina-PE, no cantinho oeste de Pernambuco, é como estar voltando para casa.

Cheguei em Petrolina-PE às 12:30. Desmontei a moto no hotel e fui comer um carneiro no Bodódromo. Na volta acessei a internet para notícias. Lá em São Raimundo Nonato-PI não havia internet porque o único provedor da cidade estava com problema.

O Rad, de Salvador-BA, me passou o telefone do pessoal que tinha vindo para o MotoChico. Liguei para eles e marcamos nos encontrar à noite.

A Renata chegou no hotel às 17:00. Às 19:00 encontramos o André e a Lu, de Salvador, e o Márcio e a Márcia, de Brasília. Rumamos para o encontro.

Bem, no encontro foi a coisa de sempre. Adoramos ficar ouvindo as histórias de todo mundo, aprendendo e nos divertindo. Não temos tantas histórias boas para contar. E quando temos, não temos o “time”. Parece egoísmo, só receber e não dar nada em troca. Mas paciência, adoramos!

Mais à noite, na volta para o hotel, encontramos o Adelson e a Ana, lá de Penedo-AL. Amanhã vamos fazer um passeio com a turma toda lá na Barragem de Sobradinho.