Livro: De Motoca na Estrada
Fábio Magnani
[publicado originalmente em julho de 2008]
Saí de Floriano-PI às 07:00, depois do café-da-manhã. Hoje o dia não tinha muita pressa, pois só encontraria a Renata em São Raimundo Nonato-PI à noite. Depois do dia bem quente ontem à beira do Parnaíba, foi um refresco pegar a estrada para Oeiras-PI, a oeste. É a primeira vez que ando em direção a leste nesta viagem. A estrada é fresca, com bastante vento, arvores e arbustos ladeando o asfalto. Ainda vegetação de cerrado. De novo quase nenhum movimento a não ser alguns caminhões. Parei em Oeiras-PI para conhecer a antiga capital do Piauí. Muito arrumadinha, com casas coloridas, mascates e devotos. Me arrependi por não ter dormindo em Oeiras-PI ao invés de Floriano-PI, uma vez que a segunda é uma cidade mais ou menos comum. Continua ventando bastante, deixando o clima bem gostoso. Em Oeiras-PI conheci o Museu de Arte Sacra, que conta a história religiosa da cidade. Bem, religiosa no sentido político da igreja, não no sentido espiritual. Bispos, festas, santos. Legal ver uma cidade com identidade tão forte, mesmo que eu não compartilhe com os seus valores.
De Oeiras-PI segui para São Raimundo Nonato-PI, ao sul. Aqui dá para ver a transição para a caatinga. Existe uma diferença entre o regime de chuvas aqui e mais próximo do litoral. Enquanto o sertão lá perto de Recife-PE está verde agora, aqui está bem seco. Não sei onde se dá a transição. Só sei que o clima por aqui está bem seco. Não há uma única gota de água no céu. Nunca vi um céu tão azul.
Agora além dos bodes, jumentos, urubus e vacas, há também porcos na estrada. Eles são os mais assustadores, pois parecem completamente alheios a tudo que passa pela estrada. Baixam a cabeça e saem rebolando erraticamente.
Chegando na Serra da Capivara-PI, fui até uma das portarias onde me explicaram que seria necessário um guia, qual seria a taxa e que eu conseguiria facilmente um carro para fazer o passeio no parque. Depois do tombo no Catimbau-PE, eu tinha decidido que não iria andar de moto no parque. Nós alugaríamos um carro.
Segui para São Raimundo Nonato-PI, me hospedei, contratei o guia e o táxi para amanhã. Almocei. Descansei. E depois fiquei esperando a Renata chegar. Ela chegou atrasada, lá pelas 22:00. Disse que a estrada para Petrolina-PE está muito ruim. Mais para frente teremos que decidir que caminho tomaremos na volta.
Matamos a saudade e fomos dormir para aproveitar o passeio amanhã. Finalmente estávamos juntos. Na Serra da Capivara. No sertão do Piauí.
Terça-feira – 08/07/2008
Trecho: Floriano-PI a São Raimundo Nonato-PI
Tempo de viagem: 6 horas
Distância percorrida: 381 km