© Coleção Equilíbrio em Duas Rodas (2021)
Livro: De Motoca na Estrada
Fábio Magnani
[publicado originalmente em janeiro de 2008]
Saí de Linhares-ES às 07:30 da manhã. O Waltinho foi até o hotel para me escoltar à estrada. Como eu tinha previsto no começo da viagem, este trecho foi o mais chato de todos. Nada para se ver na estrada, tráfego e buracos. Além disso, peguei muita chuva. Para piorar, foi daqueles dias em que você arrisca ficar um pouco na chuva sem a capa, se dá mal e se molha todo. Depois pára para por a capa. Anda um pouco e o sol aparece. Quando tira a capa, a chuva volta. Maravilha!
Fui pela BR-101 até Santa Luzia-BA. De lá, virei para o leste e fui ver o mar novamente. Estrada muito gostosa, curvas, subidas, descidas. Quando parei para reabastecer, eu comentei com o dono do posto que nunca tinha visto cacau. Sem problemas, ele disse, e me levou até os fundos para me mostrar a árvore. Embora não seja época, tive sorte de encontrar um maduro para experimentar. Muito bom. Mas se come a polpa, não a semente que depois vai virar chocolate.
Depois de uns 40 km encontrei o mar e virei novamente para o norte. Praias lindas. Principalmente próximas a Olivença-BA. Uma mistura de Maragogi-AL com Porto de Galinhas-PE.
Passei a noite em Ilhéus-BA, que é uma cidade das minhas: história misturada com povão na rua. Jantei no Vesúvio, restaurante clássico da época dos Coronéis do Cacau. Tomei um sorvete de chocolate, delicioso. No outro dia chegaria em Salvador-BA.
Terça-feira – 15/01/2008
Distância percorrida: 679 km
Trecho: Linhares-ES a Ilhéus-BA
Tempo de viagem: 9 horas