Equilíbrio em Revista

© Coleção Equilíbrio em Duas Rodas (2021)
Livro: Motocicletas de Mármore

EQUILÍBRIO EM REVISTA
Fábio Magnani
[publicado originalmente em abril de 2019]

Há oito anos atrás o Equilíbrio em Duas Rodas começava uma grande virada. Digo isso porque até ali eu escrevia quase que tão somente sobre meus passeios, sobre encontros, viagens e desencontros. Só prática, sem nenhuma teoria. Ocorreram então duas mudanças. A primeira foi que naquela época comecei a escrever um pouco sobre as atividades que fazíamos na universidade. A segunda ocorreu quando, em 2011, eu ofereci meus textos para uma revista especializada em motos (MotoAdventure). A minha proposta era falar um pouco sobre os livros da minha biblioteca. Eles aceitaram. O lance resultou em dez textos.

Para falar a verdade, eu nem gostava (ainda não gosto) muito de ler revistas (de qualquer tipo). Isso porque as revistas têm uma mistura muito grande de assuntos, alguns que interessam outros que não, e, quando interessam, não se aprofundam. Mas confesso que, apesar de não gostar de revistas, foi uma experiência muito legal publicar aqueles tais dez textos. Com o que eu aprendi nessa experiência com a revista, logo depois comecei a escrever textos maiores no Equilíbrio em Duas Rodas, e, principalmente, tomei a liberdade de falar também dos meus estudos, não só da minha prática nas ruas e estradas.

Foi bom ter me forçado a escrever em uma revista, foi uma novidade lidar com limites que o blog não tem, como prazos determinados, tamanho mais ou menos preconcebido, pensamento voltado para o interesse de quem vai ler, e a terrível imutabilidade depois que o texto vai para a prensa.

Por que não deu certo? Bem, quando ofereci os textos para a revista, a minha ideia era divulgar o que eu já fazia no Equilíbrio em Duas Rodas. Acabou não surtindo efeito algum, pois nunca recebi nenhum comentário dos leitores ou dos editores. A coisa foi simplesmente esfriando. Mesmo assim gostei pra caramba. É muito legal ter um texto seu impresso, distribuído para todo o país, reunido com os textos dos outros colaboradores, e que depois é procurado nas bancas, podendo até ser guardado em uma estante. Muito legal mesmo. Foi uma grande honra, uma puta experiência, e um aprendizado que melhorou muito o Equilíbrio em Duas Rodas. Espero que também tenha sido bom para eles lá na revista, e que pelo menos alguma alma que comprou a revista tenha lido sem ter tido a vontade de jogar tudo no lixo.

Segue a lista dos artigos publicados, com o número da edição na MotoAdventure:

  • #121: Legendary Motorcycles (Motos e Homens Lendários)
  • #122: Ted Simon
  • #123: Bodies in Motion (Corpos em Movimento)
  • #124: Stealing Speed (Roubando Velocidade)
  • #125: The Art of Motorcycle (A Arte da Motocicleta)
  • #126a: American Heroes (Heróis da Velocidade)
  • #126b: Isle of Man TT (A Maior das Corridas)
  • #127: Evel Knievel (O Último Gladiador)
  • #128: Girl on Motorcycle e Rumble Fish (A Garota e o Selvagem)
  • #129: Burt Munro (Desafiando os Limites)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *