A Arte da Bicicleta

© Coleção Equilíbrio em Duas Rodas (2021)
Livro: Bicicletas em Equilíbrio

A ARTE DA BICICLETA
Fábio Magnani
[publicado originalmente em junho de 2016]

Um dos destaques da minha biblioteca é o livre livro “Bike Art – Bicycles Around the World” (Kiriakos Iosifidis, 2012). E quando digo que é um dos meus preferidos, não é somente entre os de bicicleta, ou entre os de duas rodas, nem mesmo entre todos os que tenho na minha biblioteca sobre os mais variados assuntos. É um dos livros que mais gosto entre todos os livros que existem. Simples assim.

É dividido em várias partes: Arte Urbana (principalmente murais, usando técnicas diversas), Pinturas (pinturas de bicicletas e pinturas nas bicicletas), Ilustrações-Desenhos (posters, gravuras), Tatuagens (a pele como tela), Esculturas (composições tridimensionais), Tipos (dedicada a designs diferentes), e Extras (com performances de cicloativistas, acessórios, e curiosidades).

Se tivesse só as fotos já seria muito legal, mas tem muito mais. Tem a biografia dos artistas, contando como suas vidas são pautadas pelas bicicletas. Tem uma penca de textos contando (tentando contar) os pensamentos por trás das obras de arte. Tem as diferentes personalidades dos artistas: tímidos, elitistas, gregários, ativistas, mães de família, guerreiros urbanos.

O mais legal, no entanto, é que não há julgamentos. Há feminismo e exploração do corpo feminino como objeto, há anarquia e ordem urbana, há cafés chiques e viadutos em desgraça. Também não há qualquer tentativa de ser representativo de toda a arte bicicletística, nem representativo de todos os artistas do mundo, nem representativo de todas as técnicas já inventadas. Não é um livro acadêmico, é um livro de arte.

Não há julgamentos. Afinal, a arte pode até ser uma ferramenta do ativismo e do estudo urbano, mas não pode estar a serviço destes. A arte deve estar acima de tudo, entranhada em tudo, destruindo e descobrindo a base de tudo. Se não for livre, se não for total, então não é arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *