Redesenhando Meu Mundo

© Coleção Equilíbrio em Duas Rodas (2021)
Livro: Bicicletas em Equilíbrio

REDESENHANDO O MEU MUNDO
Fábio Magnani
[publicado originalmente em dezembro de 2015]

“Com o dedo polegar, fui levando o joystick até o fim e ganhando velocidade. Naquele instante, tinha a sensação de liberdade e prazer percorrendo minhas veias. Eu ria muito enquanto sentia o ar tocando a minha face. Por um instante me senti plenamente vivo.”

Esse trecho podia ter sido tirado de um livro do Graeme Obree batendo o recorde mundial de velocidade em bicicleta, ou do Richard Bach pilotando um biplano em uma viagem costa a costa nos Estados Unidos, ou então do Ted Simon dando a volta ao mundo pilotando uma moto sem pressa de chegar ao final. Podia ser qualquer um, pois esse tipo de experiência não depende do veículo, nem do local, nem da velocidade. Depende sim do espírito da pessoa.

Neste caso, a aventura estava relatada no livro ‘Redesenhando Meu Mundo’, de Fabrício Silva Rodrigues, portador de Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença genética na qual a pessoa vai progressivamente perdendo a força muscular.

Na história de vida dele, temos mais um ótimo exemplo de que não devemos nos comparar aos outros, mas sim que devemos ter sonhos, desafios e escolhas que façam sentido para nós mesmos. Afinal, a liberdade de verdade não é algo que recebemos de fora, mas sim algo que conquistamos a partir das escolhas que fazemos dentro de nós mesmos, aceitando a nossa condição humana.

Fabrício não pode mais se locomover sem usar uma cadeira de rodas, assim como não podemos voar sem um avião ou viajar no fundo do mar sem um submarino. Mas isso não impede nenhum de nós de buscarmos nossa felicidade, nossa integridade e nossa plenitude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *